quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Você Sabia!? - Visão da Galinha


Alguma vez você já se perguntou o quão bem as suas galinhas pode ver? Ou se vêem em cores ou preto e branco? Ou você ficou maravilhado com a forma como eles podem espiar um pequeno inseto ou semente na grama? Bem, agora você pode saber mais!


Galinhas veem basicamente da mesma forma os seres humanos - na cor. Eles têm a córnea e a íris em cada olho, através do qual a luz entra antes de atingir os cones na retina sentindo as diferentes cores. Mas isso é onde as semelhanças terminam. Sabia que:


  • Galinhas possuir não apenas os três cones de cores básicas que os seres humanos fazem (vermelho, amarelo e azul), mas também uma luz (UV) cone ultra-violeta. Isto lhes permite diferenciar e ver muito mais cores e tonalidades que os humanos podem.
  • Os cones UV ajudá-los a encontrar bugs brilhantes, sementes, frutos e frutas facilmente entre a grama refletindo não-UV e sujeira.
  • Uma galinha mãe também usa seus cones UV para sentir que filhotes são saudáveis, desde penas crescentes refletem a luz UV. Ela pode, portanto, determinar quais filhotes estão crescendo mais rápido e mais forte, e se dedicar mais a sua energia para eles para garantir que eles sobrevivem, pois eles têm uma chance melhor sobre filhotes mais fracos.
  • Galinhas também tem um cone de detecção de movimento em seus olhos. Isto lhes permite detectar pequenos movimentos com mais facilidade, como insetos rastejando pela grama ou um predador à espreita.
  • Porque os olhos de galinhas são mais sensíveis à luz do que os seres humanos e pode detectar movimento muito mais sutil, o uso de luz artificial pode levar a hierarquia dentro de um rebanho, pois o movimento súbito de uma lâmpada que é invisível para nós seres humanos lhes aparece como uma rotação disco ball (confie em mim, estando sob uma bola de discoteca me faria ranzinza também!)

  • Porque galinhas evoluíram após a era dos dinossauros e não gastar milhões de anos como animais noturnos, como muitas outras espécies, sua visão noturna é pobre, devido à sua baixa sensibilidade à luz sem nunca ter desenvolvido na retina.
  • Além das pálpebras superior e inferior semelhantes a seres humanos que têm, frangos têm uma tampa de um terceiro olho, uma pálpebra, que desliza horizontalmente os seus olhos, em vez de se mover para cima ou para baixo. Esta membrana é transparente, por isso, muitas vezes, enquanto tomam banho de poeira ou alimentar-se na sujeira, galinhas vai fechar a pálpebra intermédia para manter detritos fora de seus olhos.
  • Uma galinha pode usar cada olho de forma independente em diferentes tarefas simultaneamente.
  • Pouco antes da eclosão, a galinha se transforma no ovo para seu olho direito está ao lado do ovo (e absorve a luz através do ovo) e seu olho esquerdo está coberto pelo seu corpo. Como resultado, o olho direito desenvolve miopia para permitir que uma galinha para procurar comida, enquanto no olho esquerdo desenvolve hipermetropia, para permitir que uma galinha para procurar os predadores de longe. É por isso que quando um falcão voa em cima, você vai notar suas galinhas inclinar a cabeça com o seu olho esquerdo para o céu.
  • Os olhos de um frango são cerca de 10% de toda a massa de sua cabeça (ao contrário olhos de um ser humano é de apenas 1%), que lhes permitam ver as imagens maiores e mais clara.
  • Porque os seus olhos estão sobre os lados de sua cabeça, em vez de na frente, as galinhas têm um campo de 300 graus de visão, sem virar a cabeça, em relação ao campo de 180 graus de visão de um ser humano tem.
  • Galinhas podem sentir a presença ou ausência de luz através da glândula pineal, no cérebro, por isso mesmo uma galinha totalmente cego ainda pode sentir a luz do dia, bem como a mudança das estações com a glândula pineal.

Então, agora você sabe. Galinhas ver e sentir muito mais do que nós, como seres humanos.Fascinantes animais, galinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Upgrade

Fiz um upgrade