quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Benefícios da maravalha na avicultura e suinocultura


         Maravalha é a raspa da madeira, resíduo de beneficiamento de qualquer tipo de madeira e pode ser aplicada com inúmeras finalidades. Como para a criação de chinchilas, em haras, acomodações para gado de corte, cobertura de solos de flores, fruticulturas, hortaliças, etc. No entanto, seu principal uso é em camas de aves e suínos. 

         Para as aves, a principal função é o isolamento térmico entre o piso e as patas dos animais, sem deixar de ressaltar a diminuição da umidade, o conforto aos animais no descansar, a manutenção de micro organismos que equilibram o ambiente protegendo contra enfermidades e também evita que as aves tenham calos nos pés. 

         No caso do suíno, com a cama sobreposta o suíno se sente muito melhor em relação ao método tradicional, pois neste método o animal está em contato direto com o esterco, proliferando doenças, mau cheiro e grande consumo de água. Com a cama sobreposta de maravalha o animal não se estressa, não cria mau cheiro, o custo das instalações é menor e tem maior área de aproveitamento de m² por animal. O animal fica com uma carne menos gordurosa, devido ao movimento constante, proporcionado uma carne mais saudável e com baixo nível de doenças. 

         O uso de maravalhas nestas atividades resulta em aproveitamento de resíduos de madeira das madeireiras e transformação de galhos e árvores de uma maneira geral para decomposição e uso em várias finalidades mencionadas acima. 

         A cama deve ser posta com o galpão limpo e desinfetado, e deverá permanecer no galpão até a saída do lote das aves. Deve-se evitar a colocação ou a retirada parcial da cama, só em casos em que a umidade esteja excessiva, por vazamentos de bebedouros ou outras causas. 

         Com o objetivo de diminuir fungos e baixar a possível umidade da cama é recomendável utilizar o polvilhamento da cama com cal misturado com sulfato de cobre, que é um excelente antifúngico. É recomendado seu uso antes do alojamento dos pintainhos ou quando tiver que trocar uma quantidade grande de cama por problemas de umidade. 

Fonte: Redação Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial 
Texto adaptado por Assessoria de Comunicação
Categories: ,

0 comentários:

Postar um comentário